segunda-feira, junho 14, 2021



Porque eu leio e amo romances de época?

Olá meus amores. Tudo bem? Hoje vim falar sobre um gênero literário que está presente na minha vida desde 2015 e que desde então eu amo cada vez mais que são os romances de época.

O romance de época é uma obra de ficção que se passa em séculos anteriores ao que vivemos. Ele desenvolve histórias de amor que tem como pano de fundo aquela sociedade bem como seus costumes. A autora não traz obrigatoriamente fatos verídicos e toma como licença ajustar detalhes ou a linguagem que achar mais apropriada. Algumas pessoas acham que esses livros têm o mesmo formato dos livros clássicos de autoras como Jane Austen, por exemplo. Mas a diferença é que a Jane Austen escrevia romances contemporâneos à sua época. Ela vivia na época em que escrevia. Já os romances de época são escritos por autoras contemporâneas a nós, por isso tem um enredo mais fácil de entender, uma linguagem e formato mais leve e até mesmo mais apaixonada. Esse tipo de romance segue normalmente um padrão de histórias envolventes com finais felizes.



Como eu comecei a ler e o que me atrai nos romances de época?

Eu descobri o mundo do romance de época através do livro O Duque e eu da série dos Bridgertons da Julia Quinn (que atualmente foi adaptada para uma série na Netflix). Lembro exatamente minha experiência de leitura: O ano era 2015 e eu estava fazendo uma viagem de férias com meu marido. Eu devorei o livro no aeroporto e durante o voo, fiquei completamente apaixonada e desde então se tornou um gênero bem presente em minha rotina de leitura.
O que eu mais amo no romance de época é muito mais ficcional do que real, porque sabemos bem que aquela época não era fácil, principalmente para nos mulheres. Mas a leitura nos faz fantasiar um mundo mágico de duques, roupas maravilhosas, casas e castelos lindíssimos e móveis provençais. Eu fui me adaptando com os títulos de nobreza, os costumes da época e todo essa sensação de paixão e encantamento que existe nesses livros. É uma delícia!


Minha autora de romance de época favorita hoje é a Tessa Dare que além de ser uma pessoa incrível, nos proporciona histórias maravilhosas... Eu sou completamente apaixonada em tudo que essa mulher escreve! Mas eu também gosto de muitas outras autoras do gênero, tanto internacionais quanto nacionais e sempre estou procurando descobrir mais neste meio. Gostaria de ressaltar também que a maioria dos livros deste gênero fazem parte de séries. As séries não são histórias com continuidade (ou seja, vários livros de um mesmo casal), mas geralmente fazem parte de um mesmo universo, mesma família ou grupo de amigos. Então por mais que não seja obrigatório ler na ordem já que não vai haver grandes spoilers (somente de casais que se formaram em livros anteriores e etc) mesmo assim é uma coisa que eu recomendo fazer para a experiência ser mais prazerosa. 

Eu quero compartilhar com vocês 3 indicações de livros de romances de época de autoras diferentes que eu amo (Sério, valorizem porque foi muito difícil citar somente três, eu tenho muito livro deste gênero favoritado kkkkkkkkkkk) e eu espero que vocês gostem também. 

Um casamento conveniente - Tessa Dare
Livro 1 da série Girls Meet Duke
Editora Gutenberg | 256 páginas Sinopse: Com metade do rosto marcado e desfigurado pela guerra, não foi só a aparência do Duque de Ashbury que sofreu mudanças: a rejeição e o olhar de desprezo das pessoas mutilaram também o seu interior. E, já que precisa viver às sombras da sociedade, ele decide que passará seus dias perambulando por Londres durante a noite para assustar todos que cruzarem seu caminho. Mas o tempo passa, e em posse de um grande título, o duque sabe que precisará cumprir o dever de conseguir um herdeiro para seu ducado. Para isso, só existe uma regra: encontrar uma mulher que aceite um casamento de conveniência, lhe dê um herdeiro e desapareça de sua vida. Quando Emma Gladstone, uma costureira, aparece na casa de Ashbury para exigir o pagamento de uma dívida, ele vê ali uma grande oportunidade de acordo e lhe faz a proposta de casamento. Mas o duque deixa claro que, assim que Emma engravidar, ela deverá partir para o interior e sumir para sempre. Ele precisa de um herdeiro. Ela precisa de um bom casamento. Os dois estão dispostos a tudo, desde que não envolva seus corações. Mas será que o amor cabe nas entrelinhas de um contrato?


A Marquesa de Havisham - Lorraine Heath
Livro 3 da série Os Sedutores de Havisham
Editora Gutenberg | 320 páginas Sinopse: O amor pode levar a loucura. E foi exatamente isso que o visconde Locksley viu acontecer com o pai, após a morte de sua amada esposa. Mas, quando o marquês decide se casar com Portia Gadstone, Locke se vê obrigado a tomar medidas drásticas para impedir que aquela mulher incrivelmente bonita se aproveite dele. O desespero levara Portia a concordar em se casar com um louco. O acordo lhe ofereceria a proteção de que precisava. Pelo menos era o que ela pensava, até o filho do marquês ler as letras miúdas do contrato e... tomar o lugar do pai! De maneira repentina, a união supostamente calma planejada por Portia se transforma em uma relação perigosa e repleta de tentações. Ao se ver apaixonada por Locke, ela descobre segredos sombrios, que ameaçam separá-los para sempre... a menos que ele arrisque tudo e entregue seu coração para o amor. 

  O Refúgio do Marquês - Lucy Vargas 
Livro 1 da série Os Preston
Editora Charme | 312 páginas Sinopse: Henrik e Caroline não poderiam ser mais diferentes. Ele, o Marquês de Bridington, é um homem selvagem e inapropriado, que vive há anos no campo, fugindo dos fantasmas do seu passado obscuro e repleto de segredos. Ela, Caroline Mooren, a Baronesa de Clarington, é uma jovem destemida, com um passado doloroso, que recebe a missão de reformar a mansão e talvez o marquês, ao menos é o que a marquesa viúva espera. Ele é um caso perdido. Ela é uma mulher com um futuro incerto. Mas juntos, eles se completam e acendem a chama da paixão, que ambos acreditavam estar completamente extinguida, trazendo à tona segredos e temores que ambos escondem. Se reerguer sob o peso do passado será uma batalha que ultrapassará os limites do refúgio que o marquês pensa ter construído, mas será que o amor é capaz de ultrapassar tantas barreiras e vencer, ou eles perderão tudo outra vez?

Enfim, essas foram apenas algumas indicações da lista enorme de livros desse gênero que eu amo. Espero que se ainda não leu, goste muito da leitura. Já leu algum outro livro do gênero? Conta aqui embaixo! Beijos e até o próximo post.

18 comentários:

  1. Muito bacana e interessante você explicar melhor esse gênero e falar o porque gosta, achei legal!
    Eu não curto esse gênero :( assisti esses tempos Orgulho e Preconceito, mas sei lá, eu não consigo me identificar ou gostar da história. Mas é muito legal ver as roupas etc da época hehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo amiga, nem tudo funciona muito pra gente e é super normal <3 obrigada pela visitaaaaa

      Excluir
  2. Confesso que leio bem pouco romance, e de época muito menos. Mas sou fascinada pelo "mundo" dessas narrativas. As vestimentas e todos os detalhes que vem com elas. Arquitetura, lugares... quem sabe uma hora dessas eu vou atrás de ler mais dessas obras :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo amiga, espero que se experimentar você goste, mas se não gostar faz parte hahaha o importante é lermos o que a gente gosta. Também amo o que compõe esse universo, as roupas e tudo mais!!

      Excluir
  3. Vou salvar no meu skoob pra ler.
    Eu li quase todos de os bridgertons e amei, gosto mais deu uns do que outros, meus favs são o livro do visconde que me amava e o conde enfeitiçado.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba salva sim, espero que goste!!
      Dos Bridgertons os meus tres favoritos são: Um perfeito cavalheiro, Para Sir. Phillip com amor e Um visconde que me amava... Exatamente nessa ordem! hahaha

      Excluir
  4. Olá, Nanda.
    Concordo com tudo o que você disse e me vi nas suas palavras. Também comecei com a Julia e a Tessa é minha favorita, acho ela um nível acima das demais hehe. É só lançar algum livro do gênero que já fico doida para ler hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh que incrível saber isso e saber que temos gostos iguais (bom gosto, por sinal haha). Sou exatamente assim, o que a Tessa escrever eu to lendo! kk

      Excluir
  5. Conheci o gênero através de Os Bridgertons e gostei da experiência. No momento quero muito ler os livros da Tessa Dare.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh se você gostou da Julia, você vai adorar a Tessa. Ela é maravilhosa! <3

      Excluir
  6. Eu gosto muito desse gênero de leitura também!
    Otimos livros!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou bem fã do gênero romance, e gosto bastante quando é de época, com uma história bem envolvente

    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Felipe, eu sou louca por romance, também amo thriller mas romance é o genero que mais consumo haha

      Excluir
  8. Oi! Eu comecei com Julia e não parei amis desde então. Eu adoro o clima destes romances, a elegância, os cenários meio de contos de fadas e toda graça que algumas autoras conseguem colocar nas histórias. Temos as que tem drama também, mas a certeza do final feliz faz valer a pena. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, a Julia me inseriu nesse mundo e desde então sou viciada e não largo mais hahahah Romance de época é tudo!

      Excluir
  9. Eu amoooo!!
    Romance de época é mais que perfeito!!
    Julia Quinn, minha rainha rs!
    Beijinho

    ResponderExcluir

 
Nanda Dória.